O motivo que me traz aqui pra escrever hoje, é certa indignação com a ignorância alheia quando se fala em moda.
Falarei pelo que conheço, sei, entendo, gosto, tenho sede de aprender mais e como se não bastasse, escolhi como profissão.
Um profissional de moda, não é aquele que fica sentado numa máquina de costura o dia todo, fazendo ajustes e saias para a vizinhança. Tampouco é aquele que fica o dia todo sentando numa mesa de desenho fazendo croquis maravilhosos de vestidos caros. E também não é aquela pessoa alienada que entende só do sapato da menina do lado, é obrigação dele entender do sapato da moça, mas ele nao receberá nada por isso. Ele receberá se estudar, ler, pesquisar, aprimorar o tato, a visão, o olfato e mais alguns sentidos que somente esses profissionais possuem.
Moda, que fique claro, não é sinônimo de vestuário.
Vestuário são peças, um conjunto de peças que compõem um look que é a visão final, quando a pessoa está "pronta", com tudo o que deve, ou acha que deve, incluindo acessórios.
Também não é a mesma coisa que tendência que é apenas uma espécie de "força" que leva as coisas a acontecer dentro desse contexto.
Estilo também não é moda, estilo é definido ou rotulado devido ao gosto pessoal ou influências no ato de vestir-se.
A palavra "moda" surgiu no século XV tem origem grega-Modus = escolha ou maneira de conduzir-
O termo se enquadrou na necessidade da Nobreza se diferenciar da Burguesia que vinha copiando os modelos usados pelos mesmos que se obrigavam a estar criando coisas novas para se diferenciar, formando aí o primeiro sistema da moda.
A moda engloba tudo isso e, basicamente falando, é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior: político, histórico, social e hoje, mais do que nunca, ecológico.
O profissional de moda é tudo isso e mais um pouco. O "mais um pouco" se dá pela necessidade de atualização diária.
Ps.: Música e arte não dependem da moda. Mas a moda não sobrevive sem essas duas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário