Ah! a festa foi um sucesso ;)
Hoje posto um texto jornalístico, no qual eu avaliei os movimentos musicais e as influências dos mesmos no mundinho fashion. -trabalho de iniciação à Moda e Estilo.
_
A influência da música no mundo da moda sempre foi muito evidente.
Grandes movimentos musicais inspiraram grandes coleções e tendências fortes.
O movimento hippie, nos anos sessenta, deixou marcas na história da moda e até hoje serve de inspiração para os estilistas. Calças boca-de-sino, camisas tingidas, roupas de inspiração indiana eram as peças-chaves daquela época. As músicas eram, principalmente:
Rolling Stones, The Beatles, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, The Doors, Pink Floyd, Bob Dylan, Raul Seixas, Mutantes, Zé Ramalho.
A década de setenta foi uma das mais marcantes em movimentos musicais.
Os punk’s vieram nos anos setenta e até hoje encontramos nas ruas muitos alfinetes, lenços à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, brincos, tênis converse e correntes, todas peças originais do movimento
A disco, abreviatura de discoteca, também é tendência forte em se falando de anos setenta.
No início da década, nas discotecas de Chicago, Nova York e Filadélfia, haviam festas totalmente dançantes, freqüentadas por um público alternativo. As pistas da época eram embaladas principalmente por Village People, Sister Sledge, Chic, Earth, Wind and Fire, Gloria Gaynor e Donna Summer. A moda vinha com Jeans e calças militares usadas com enormes bocas de sino, tachinhas, bordados e muitos brilhos, estampas florais, botas de camurça, sandálias de plataforma, saias longas, estampadas e muita interferência de brilhos e plumas nas roupas.
No final da década surgiu a new wave que era uma mistura de Michael Jackson, Madonna, Cyndi Lauper, Mick Jagger,Boy George, Ombreiras, cabelos punks, glitter gel, popeline amassada verde limão e muita alegria e descontração musical. O B52’s é uma típica banda da era new wave que continua embalando festas até hoje.
A década de oitenta, assim como a de noventa, não tiveram grandes movimentos musicais influentes na moda além dos clubbers que fracassaram. Foram mais misturas de todas as influências mas sem um estilo ou nome pré-definido.
Em 2007 aparece mais uma tendência forte embalada por música igualmente forte.
É a new rave. A reinvenção das famosas raves, uma nova rave. A música se define por batidas fortes, sirenes, uma influencia oitentista junto com uma base eletrônica, sintetizadores com teclados, guitarras, baixo e vocais,. O movimento também é caracterizado pela e-music. O termo surgiu aleatoriamente, Jamie Reynolds, da banda Klaxons, soltou como uma piada e, no boca-a-boca, o rótulo ganhou força e se tornou hype. Além dos Klaxons outras bandas integram o movimento como: Bonde do Rolê, Simian Mobile Disco, Cansei de Ser Sexy, New Rave Kids on the Block, Shitdisco, Hadouken.
A moda dos new ravers se define por cores, mistura de tecidos, de estampas, de cores flúor, neon, calças justas, tênis grandes, tudo muito colorido com acessórios plásticos e cabelos “recortados”.
Muitos consideram a new rave mais um simples rótulo diante de tantos outros que surgem e desaparecem no mundo da música. Mas é notória a ousadia nas peças e a influência dessa tendência.
Estamos em meio ao turbilhão new rave. E esse fato só comprova que moda e música são inseparáveis e uma influencia a outra.
Fiquemos à espera do próximo movimento que ditará as tendências nas próximas estações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário