.Virzi+Matthew Barney.

Não ia postar nada sobre o Fashion Rio dessa temporada, exceto se alguma coisa me chamasse muito a atenção. Depois do desfile da Maria Bonita Extra - o melhor até agora -
Fiquei surpreso ao ouvir o nome de Matthew Barney enquanto assistia o GNT Fashion ontem.
Pois então, a Virzi foi a segunda marca a desfilar, com uma pegada bem 80's, dourados, pretos, brancos, uma penca de alfaiataria bem masculina e uns cabelos incríveis, trouxe como inspiração o trabalho "Cremaster 3" de Matthew Barney.O cara pode não ser muito comentado aqui, mas aprecio o trabalho dele já faz um bom tempo. Esposo da minha queridinha Björk, Barney é um artista contemporâneo que ficou mais conhecido através de seu "Cremaster Cycle" que conta com fadas musculosas com esquisitos penteados em forma de bolas vermelhas, corredores de “rally” com espermas saindo dos bolsos, um prisioneiro coberto de abelhas, alpinista em escalada pelas paredes de um palco vazio, mulher leopardo, mágico e outras andróginas criaturas habitam um mundo fantástico, construído pelo artista.
O Ciclo composto por cinco filmes (desenvolvidos entre 1994 e 2002) estreou na Europa. Em junho de 2002 na Alemanha, e até janeiro de 2003 no Museu de Arte Moderna de Paris.
As criaturas de Barney são inspiradas em sua experiência anterior como esportista e seguem a filosofia de que a forma só pode tomar uma configuração ou mutar quando resiste contra uma força oposta. Assim, um dos conceitos de seu trabalho é ultrapassar os limites do corpo através do treino físico, em uma pressão atlética e narcisista de poder, da realização daquilo que é impossível fisicamente. O corpo é, para o artista, tanto órgão de reprodução, quanto instrumento esculturável. O cara é louco mesmo! mas é uma loucura saudável de ser apreciada!
Cremaster: do grego “kremastér”. Na anatomia quer dizer fino músculo que serve para elevar os testículos. Também é entendido como símbolo da sexualidade masculina.
O último trabaho de Barney é "Drawing Restraint 9", em que ele também é ator junto com Björk, que assina a trilha do filme.
Abaixo, um trecho da parte 3 do ciclo.


Ferve, Fashion Rio!

Um comentário:

Anônimo disse...

Arrasou no post! Até indicamos lá no nosso blog, no post do quarto dia do fashion rio!
Bjoooos, querido!