|Freja Beha|

Quando o Tar me pediu pra fazer este post especial sobre a modelo Freja Beha Erichsen eu não pensei duas vezes! A Freja é um dos meus assuntos favoritos até porque tem muito o que falar sobre ela e seu incrível talento.
Para quem nunca ouviu falar (gafe!) Freja é uma modelo dinamarquesa de 22 anos - descoberta nas ruas de seu país natal por um agente que passava de táxi - e que sacode o mundo da moda a cinco anos e vem fazendo cada vez mais sucesso em uma profissão em que cinco anos corresponde a um milênio. O interesse por ela parece se renovar constantemente. Só para vocês terem uma ideia, nesta última temporada (outono/inverno 2010) Freja desfilou para 46 (!!!) marcas, sendo que abriu 8 desfiles e fechou 10. É muito poder, gente.
Carolina Herrera, Valentino e Chanel
Balenciaga, Marni e Hermés

Esse interesse todo não é infundado, pois Freja mudou muito desde seu debut no mundo fashion - que foi nada menos que os desfiles da Prada, Louis Vuitton e Miu Miu (este ela abriu) na temporada de outono/inverno 2005. Isso provavelmente se deve ao seu amadurecimento que levou Freja a seguir sua identidade cada vez mais.
Há algum tempo a top passou a ser chamada de "the rebel", ou seja, a rebelde. Isso aconteceu depois que Freja resolveu cortar seus cabelos contrariando o que seu agente havia determinado. A verdade é que eles haviam feito um combinado de que ela poderia ter quantas tatuagens quisesse desde que ela não cortasse seu cabelo. Bom, ela definitivamente fez as tattoos que queria, mas também fez o que quis com seu cabelo. Ficou um arraso, claro, e não interferiu em nada em seus contratos e em seu sucesso como modelo. Pelo contrário, a personalidade de Freja é seu melhor cartão de visitas. Dá uma olhada na evolução do cabelo da Freja do início da carreira até hoje:
Falando em tatuagem, Freja tem 13 (conhecidas). Ai em baixo tem um quadro com elas:
1. "Float" na lateral do pescoço;
2. Triângulo invertido atrás do pescoço;
3. Círculo tracejado atrás da orelha direita;
4. "Serendipity Is Me" atrás do braço direito;
5. "Redemption" na parte superior do antebraço esquerdo;
6. "This too shall pass" na parte interna do braço direito;
7. Um revolver na parte interna do braço esquerdo;
8. Três círculos no pulso esquerdo;
9. Estrela na costela esquerda;
10. "This world tonight is mine" (parte de uma música da PJ Harvey) no pulso direito;
11. Um "M" que foi coberto por um raio na costela direita;
12. Uma cruz no lóbulo direito;
13. Linhas no dedo médio esquerdo.

Pois é. Freja é reconhecida por manter-se fiel às suas convicções. É um dos raros casos de uma modelo que não se adapta ao mundo da moda e sim o contrário. Freja não precisa ter o cabelo que dizem para ter, esconder suas tatuagens ou mascarar a sua sexualidade - Freja é assumidamente homossexual, mas é extremamente reservado sobre isso - para manter seu lugar.
Em relação à sua vida afetiva, tudo que se sabe é que teve um rápido romance com a também top Catherine McNeil, que hoje é noiva da apresentadora da MTV australiana Ruby Rose. Olha umas fotos delas quando eram um casal:
Mas vamos falar do estilo de Freja: clean, andrógino, rocker e com muito, muito preto. Confere:
E vou completar esse post falando do principal motivo que segura a moça no topo por todo esse tempo: sua competência como modelo. Freja é verdadeiramente versátil. Se engana quem pensa que ela só é escalada para editoriais e passarelas com visual andrógino ou mais cool. Freja vai do moderno ao clássico, do clean ao barroco, do andrógino ao ultra feminino num piscar de olhos. Não é a toa que é a preferida de Karl Lagerfeld e queridinha de muitos outros estilistas. Freja já tem três itens de moda com seu nome: uma bolsa Jil Stuar, uma clutch Chloé e uma bota Alexander Wang.

E para finalizar, alguns dos trabalhos que mais gosto da Freja:
Editorial para Vogue Itália, março de 2008 - Fotógrafo: Paolo Roversi
Editoriais para Vogue UK, abril 2008 - Fotógrafo: Paolo Roversi e Vogue Rússia,
setembro 2009 - Fotógrafo: Willy Vanderperre
Editorial para Numéro, outubro 2009 - Fotógrafo: Josh Olins
Fotografada por Solve Sundsbo
Campanha de Verão 2010 da Chanel - Fotógrafo: Karl Lagerfeld
Suas duas últimas capas: i-D Magazine, spring 2010 - Fotógrafo: Paolo Roversi
e Vogue Itália, março 2010 - Fotógrafo: Steven Meisel
Editoriais para i-D Magazine, fevereiro 2009 - Fotógrafa: Collier Schorr e
Vogue UK, abril 2008 - Fotógrafo: Nick Knight
Editoriais para Vogue Itália, março 2010 - Fotógrafo: Steven Meisel e
Vogue Alemanha, outubro 2009 - Fotógrafo: Karl Lagerfeld

Bom. Eu podia passar o dia selecionando fotos.

Só para completar: Freja é a terceira colocada no ranking das 50 melhores modelos do mundo no site models.com e a Vogue Paris declarou ela uma das 30 modelos dos anos 2000.

Eu torço para que ainda vejamos muito deste talento.

Por Gabriela Basso

Um comentário:

Luísa Lion disse...

cara, esse post ficou foda. a freja é apaixonante mesmo. que inspire todas as mulheres, fanchas or not.